Santo Agostinho, um homem do nosso tempo

Os tempos são propícios a que nos debrucemos sobre alguém como santo Agostinho, alguém que viu ruir o Império Romano e soube integrar com invulgar sabedoria o pensamento do seu tempo com a deslumbrante Verdade da Fé simbolizada no pensamento do Homem Novo que descobriu em Jesus.
Em tempos como aqueles que vivemos é essencial encontrarmos tempo e espaço para a “interiorização”, pedra fundamental do pensamento agostiniano :

” Não saias para fora de ti, regressa a ti mesmo porque a verdade habita no interior do homem”.
O ponto de partida para a busca da Verdade não se encontra no exterior, no conhecimento sensível, mas sim na intimidade da consciência.

“Se queres saber onde encontra o sábio a sabedoria, dir-te-ei que é no interior de si mesmo”.
Apesar de ter assimilado as ideias platónicas que propiciaram a avaliação do mundo, a distinção entre o Bem e o Mal, o Belo e Feio – ideias de ordem moral, de ordem matemática e de ordem estética – Agostinho empenha-se, sem as renegar, na TRANSCENDÊNCIA do bloqueio que elas representam, na capacidade que todo o homem tem de se auto-transcender, de buscar algo para além de si mesmo, sendo que esse ‘algo’ reside no interior de si próprio, na sua própria vontade, vontade que põe em acto a sua inteligência, sendo que da conjugação de ambas – da Fé que transcende a Inteligência e da Razão que impulsiona a Vontade – se faz a história da Humanidade.
Creio que esta percepção da coexistência – e não  mistura – desta duas vertentes e suas raízes delineou um caminho reflexivo que acabou percorrendo todo o pensamento ocidental através das vertentes por ele propostas.
Vamos reencontrá-lo em Hegel na sua visão transcendente da História, podemos encontrá-lo em Schopenhauer na poder da ‘vontade de poder’.
E, acima de tudo, está cada vez mais entre nós, no dia a dia de um mundo que procura encontrar-se no meio dos destroços a que ele mesmo os reduz, em que a cidade de Deus parece cada vez mais distante da cidade dos homens.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s